Lesão de Menisco

Os meniscos são placas de fibrocartilagens assimétricas e uniformes localizadas na superfície articular da tíbia. São essenciais para a estabilidade, amortecimento e lubrificação da articulação. No Joelho possuímos dois meniscos, uma para cada metade do joelho, sendo denominados menisco medial e lateral.

Lesões meniscais são muito comuns e podem ser traumáticas agudas ou degenerativas. Lesões traumáticas ocorrem classicamente durante a forças de torção no joelho em pessoas mais jovens. A posição clássica é a do joelho flexionado ao extremo como, por exemplo, quando o individuo esta agachado ou ajoelhado que sofre entorse repentino. Lesões degenerativas ocorrem como parte do desgaste progressivo em todo o conjunto, mais frequentemente em pacientes acima de 40 anos.

As lesões meniscais causam sintomas característicos como dor bem localizada com períodos de alívio e agravo quando executamos determinados movimentos, como agachar e cruzar as pernas. Também pode haver inchaço local e bloqueio (travamento) do joelho.

Tratamento não-cirúrgico

Indicado para pacientes mais velhos, com lesões degenerativas,pois por serem lesões crônicas e progressivas, o paciente passa a conviver com a lesão e esta não o incomoda de forma importante. Nesses casos a fisioterapia com ênfase no alongamento e fortalecimento muscular irá auxiliar no processo de adaptação.

Indicado para pacientes mais jovens e portadores de lesões traumáticas. É realizada através de cirurgia artroscópica com meniscectomia parcial, total ou sutura de menisco.