Condromalácia

Condromalacia

Condromalácia patelar é o amolecimento e degeneração da cartilagem da patela (rótula do joelho), e pode variar desde amolecimento da cartilagem até uma lesão profunda atingindo toda a espessura da cartilagem da patela.

A condromalácia é decorrente do uso excessivo e da alteração das forças físicas que agem na articulação patelo-femoral.

O principal sintoma consiste em dor na região anterior do joelho que surge ao descer ou subir escadas e rampas, ao ajoelhar,  quando permanece muito tempo sentado com os joelhos flexionados e ao levantar de uma cadeira.

Tratamento não cirúrgico

O objetivo da terapia dos pacientes portadores de condromalácia patelar é a melhora da dor e controle da progressão da doença. Para isso utilizamos medidas analgésicas e antiinflamatórias locais através da fisioterapia ou uso de medicações.

A administração de medicações condroprotetores visa alívio dos sintomas, além da melhora da qualidade da cartilagem, e diminuição no processo de destruição da mesma.

A retirada ou diminuição dos fatores agressores, como atividades de flexão constante do joelho devem ser orientadas aos pacientes. É essencial, o reequilíbrio muscular através alongamento e fortalecimento com ênfase no quadríceps e músculos fo compartimento póstero-lateral do quadril ( glúteo médio e máximo).

Raramente necessário, ele é indicado quando há falha do tratamento conservador.

Na presença de lesão condral e sem alteração no aparelho extensor, a artroscopia para debridamento e estabilização da cartilagem pode ser realizado.