Bursite da pata de ganso, uma lesão que acomete corredores

Bursas são pequenas bolsas gelatinosas que estão localizados por todo o corpo incluindo ombro, cotovelo, quadril, joelho e calcanhar. Elas estão posicionadas entre os ossos e tendões funcionando como almofadas e ajudando a reduzir o atrito entre essas estruturas.

A bursite anserina é uma inflamação da bursa localizada entre a tíbia e tendões de 3 músculos coxa (sartório, grácil e semitendíneo). Ela ocorre quando a bursa inflama e produz muito líquido, o que faz com que ela inche e exerça pressão sobre estruturas adjacentes do joelho.

Dor e sensibilidade na região medial da perna localizada em torno de 3 a 4 dedos abaixo da articulação do joelho. A dor geralmente aumenta com a prática de exercícios e ao subir escadas.

Causa
Bursite geralmente se desenvolve como resultado do uso excessivo ou atrito constante e estresse sobre a bursa. Esta patologia é comum em atletas, principalmente em corredores. Pessoas com osteoartrite do joelho também são suscetíveis.

Fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da bursite:

– Técnicas incorretas de treinamento e aumentos repentinos na intensidade do treino
– Músculos da pata de ganso encurtados
– Obesidade
– A osteoartrite no joelho
– Lesões do menisco medial

Tratamento
Atletas devem modificar o seu programa de treino para que a inflamação não se repita. Outros tratamentos incluem:

– Repouso
– Descontinuar a atividade ou substituir uma atividade diferente até a resolução do problema.
– Crioterapia. Aplicar gelo em intervalos regulares três ou quatro vezes por dia durante 20 minutos.
– Medicação anti-inflamatória para aliviar a dor e reduzir a inflamação.
– Infiltração local. O seu médico pode injetar uma solução de anestésico e corticóide na bursaocasionando muitas vezes um alívio imediato.
– Fisioterapia. Realização de alongamentos e exercícios específicos e aplicações de gelo e de ultra-som.

bursite

“Esta informação é fornecida como um serviço educativo e não se destina a servir como orientação médica. Qualquer um que procura aconselhamento ortopédico específico deve consultar o seu médico ortopedista.”