Estalos no joelho: devo me preocupar?

Uma pergunta que ouço muito no consultório é: “meus joelhos estalam muito, isso é normal?”

Esse estalidos podem ocorrer por diversas razões. O que eu costumo explicar aos pacientes é que, a menos que esses sons estejam associados a outros sintomas e sinais como dor ou inchaço, na maioria das vezes não é nada para se preocupar.

Geralmente este ruído é devido a pequenas bolhas de ar no interior do líquido articular que se acumulam com alterações na pressão intra-articular e fazem barulho quando estouram. No entanto, quando os sons de estalo são acompanhadas por inchaço ou dor, pode ser sinal de lesão no joelho. Eles pode ser decorrente de problemas mecânicos como lesão do menisco, ou um pequeno pedaço de cartilagem solto. Também pode ser causado por osteoartrite (artrose), pois a cartilagem articular desgastada pode provocar atrito entres os ossos quando um desliza sobre o outro.

Outro problema comum que resulta em uma sensação de estalo é o amolecimento da superfície articular da patela, também conhecido como condromalácia ou joelho do corredor.

Mas se ouviu um estalido e seu joelho inchou, é definitivamente um motivo de preocupação. Se houver um estalido no momento da lesão, o joelho certamente deve ter sido danificado. Você provavelmente lesionou um de seus ligamentos – ligamento cruzado anterior, ligamento cruzado posterior ou ligamentos colaterais – ou o menisco ou cartilagem articular. Nesses casos devemos realizar um exame físico cuidadoso e, muitas vezes, necessitamos pedir exames de imagem para nós auxiliar no diagnóstico e definir o melhor tratamento.

Então lembre-se, se você ouvir ruídos em seu joelho, mas não sente nenhuma dor ou inchaço, não se preocupe. Mas se você tem dor, instabilidade ou inchaço, você deve procurar a ajuda de um especialista de sua confiança para um tratamento adequado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *